quinta-feira, 5 de julho de 2012

La Paz – 03/07/2012 - Montanha Chacaltaya

Olá....
Estamos no aeroporto em Santa Cruz de La Sierra agora e em meia hora estaremos voando para Assunción (PY), mas ainda hoje chegamos ao Brasil, mais especificamente em São Paulo (Guarullhos) e nosso vôo para Porto Alegre é amanhã cedinho.
Vamos continuar contando os últimos dias em La Paz...
Acordamos na terça-feira, tomamos café da manhã e descemos para a recepção do hotel até que às 08:40h nosso guia veio nos buscar para nosso passeio até a montanha Chacaltaya.
No ônibus descobrimos que éramos na maioria brasileiros e fomos batendo papo até a montanha, onde chegamos cerca de 1 hora e meia depois passando por uma estradinha tão estreita e pedregosa que em alguns momentos acreditamos que o ônibus iria cair barranco abaixo.



Ficamos um pouco decepcionados porque achamos que encontraríamos a montanha coberta de neve, mas quando subíamos nosso guia explicou que no inverno é a época que há menos neve em razão do tempo seco e de muito sol e que as nevascas ocorrem somente no verão, mas claro que a agência não nos avisou isso antes.






De qualquer modo, mesmo com pouco gelo valeu a pena o passeio. Chegamos na montanha de ônibus e de lá subimos até o topo, chegando a aproximadamente 5.400m de altitude, definitivamente o lugar mais alto que chegamos em toda a viagem. Como é de se esperar, nessa altitude a subida é muito difícil. Temos na montanha 50% menos de oxigênio do que ao nível do mar e isso faz MUITA diferença. Mas chegamos, e a vista compensa. É muito lindo!!
Após a montanha partimos para o Vale de La Luna, que fica do outro lado da cidade na zona sul de La Paz. Aliás, não podemos deixar de dizer que a zona sul de La Paz é uma outra cidade quase. É tudo limpo (na medida do possível), lindo, quase sem buzina, o trânsito é muito mais calmo, as casas enormes.... enfim, é a zona mais rica da cidade.
O Vale da Lua era uma região alagada há milhares de anos atrás e hoje é composto por montanhas composta basicamente de areia e argila, em razão da erosão do vento e da chuva o vale muda constantemente ano a ano e apesar de já termos visto muita coisa bonita durante todos os nossos passeios, é uma imagem intrigante.




Após o Vale voltamos para nosso hotel e aproveitamos o restante do dia para passearmos pela cidade e, claro, fazer mais umas comprinhas.
Fomos jantar e no caminho vimos que a igreja São Francisco estava aberta, é uma igreja enorme e muito bonita, entramos e tiramos umas fotos até que um senhor veio em nossa direção abanando os braços e com uma cara furiosa, praticamente nos expulsando da igreja, foi aí que nos demos conta que era proibido tirar fotos dali, pior que havia uns 2 cartazes avisando que era proibido, rsrsrsrs....
Jantamos e fomos para o hotel arrumar nossas malas e descansar porque no dia seguinte tínhamos paragliding e às 17h nosso ônibus para Santa Cruz de La Sierra (onde estamos agora) em nosso início da volta para casa.



Até mais...

3 comentários: