domingo, 17 de junho de 2012

Copacabana - Puno - Ilha de Uros - saída para Cusco

Olá!!

Seguindo nosso roteiro acordamos em Copacabana no sábado (16/06/12) e neste dia faríamos o passeio até a Ilha do Sol, mas como era 2 horas de lancha até a ilha e depois a travessia pela mesma se dava a pé e considerando que recomenda-se repouso para a recuperação do mal de altitude, cancelamos o passeio.

Aproveitamos para dormirmos um pouco mais, tomamos o café-da-manhã no hostel, fizemos um chimarrão com folha de coca e saímos para uma caminhada pela cidade. Andamos uma quadra e nos deparamos com uma turista (provavelmente americana) aos prantos correndo pela rua e gritando. Fomos atrás dela para sabermos o que havia acontecido e descobrimos que haviam lhe roubado a mochila dentro de uma agência de turismo enquanto ela negociava um pacote e tinha deixado a mala em uma cadeira ao lado.

Como ela ainda tinha outras bagagens não podia sair dali e a polícia se localizava três quadras acima. Então, enquanto os bolivianos só olhavam com cara de curiosidade resolvemos ajudar e fomos chamar a polícia. Levamos o policial até a moça, desejamos-lhe sorte e seguimos nosso passeio.

Descemos até a praia, de onde saem as lanchas para os passeios para a Ilha do Sol aproveitando o sol forte que brilhava. Subimos pelo comércio local basicamente de artesanato e compramos alguns souvenirs.



Entramos em uma agência de turismo para nos informarmos sobre os ônibus cama que partem para Cusco e ao invés de atendente, havia na cadeira de atendimento um cachorrinho muito simpático. O Pedro até tentou, mas ele se recusou a nos dar qualquer informação... rsrsrs...

Escolhemos um restaurante bem simpático com mesas no jardim para almoçarmos e QUE ALMOÇO!!!

Para mim, peixe rei grelhado com batatas cozidas, arroz e legumes cozidos. Para o Pedro, Truta AL Diabla com cebola apimentada, batata frita, arroz e legumes cozidos. Simplesmente maravilhoso mas as imagens falam por si.



Barrigas cheias buscamos nossas mochilas no hostel e embarcamos para Puno (lado Peruano do lago Titicaca), desta vez em um ônibus bem melhor e confortável. Fizemos uma breve parada na aduana onde carimbamos a saída da Bolívia, atravessamos a fronteira à pé e carimbamos a entrada peruana. Após quase 4 horas de viagem com paisagens belíssimas que misturam montanhas rochosas, terras áridas e o Lago Titicaca de azul bem forte ao fundo chegamos a Puno, desembarcamos no terminal, guardamos as mochilas e saímos em direção ao porto onde tomamos uma lancha até as Ilhas de Uros, que são 55 ilhas flutuantes com o chão feito com um tipo de capim (chamado totora), sendo que em cada uma delas habitam cerca de 10 famílias, possuindo nome e presidente próprio.

Estrada para Puno


Fronteira Bolívia-Peru


Fronteira Bolívia-Peru


A caminho das Ilhas Uros


A caminho das Ilhas Uros


Ilhas Uros

Visitamos apenas duas das ilhas, a primeira e a ilha capital sendo que atravessamos de uma para a outra por uma canoa fabricada pelos próprios moradores, conhecida como Mercedez-benz em razão de ser mais sofisticada que as canoas usadas para pesca e demais atividades. A saída se deu com direito a música "Vamos a La Playa" cantada pelas Cholas. A Mercedez-bens é um charme, como mostram as fotos e com ela nos acompanhou um guri que antes de pedir propina cantou em vários idiomas, incluindo alemão e até japonês.

Ilha de Uros


Chegando à ilha capital desembarcamos e tomamos um chá de coca pois a temperatura lá estava bem baixa, embarcamos após uns 10 minutos, não sem antes pagar propina a uma garotinha só porque ela estava sorridente e tiramos uma foto dela. Em 20 minutos estávamos de volta a Puno e fomos direto ao terminal onde jantamos um belo prato feito. Como chegaríamos em Cusco muito cedo, reservamos um hostel com a empresa que nos fez o passeio e vendeu a passagem para Cusco.
Às 21h embarcamos para Cusco em um ônibus cama tão bom que jamais vi algum assim no Brasil. Poltronas grandes e muito confortáveis que deitam quase completamente. A viagem foi muito tranqüila não fosse meu mal de montanha que resolveu aparecer uma vez mais causando muito enjôo e vômitos.

Tudo bem que até então todos os ônibus que pegamos cumpriram o horário previsto, mas nenhum tinha chegado tão adiantado no destino. A previsão era de chegar às 05:30h ou 06:00h e chegamos às 03:30h. Sim, duas horas antes do horário, mas não conseguimos entender o motivo. Resultado disso?? O hostel estaria nos esperando no terminal às 05:30h e é claro que tão cedo não havia ninguém lá. Por sorte tínhamos o celular da moça que nos buscaria, ligamos e ela apareceu, mas a entrada no hostel somente estaria disponível a partir das 6 da manhã. Chegamos lá prontos para esperarmos sentados até às 6, mas por azar, que se tornou sorte, não havia quarto de casal disponível por erro na reserva. Assim, aceitamos ficar em um quarto duplo (com camas de solteiro tão grande que coube nós dois) desde que nos deixassem entrar naquele horário (4h da manhã) e a proposta foi aceita.

Nos hospedamos e dormimos um pouco mais.

Agora estamos em Cusco e há muito o que contar!!! Mas será em um post dedicado somente a esta cidade maravilhosa.

Abraços a todos.

Camiseta - Llama Sutra


Hostel em Copacabana


Hostel em Copacabana

Chola na Ilha de Uros

4 comentários:

  1. ESPERO QUE NO FINAL TUDO DÊ MUITO CERTO, VCW MERECEM. AMOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  2. GENTE TO ADORANDO OS RELATOS E FATOS DESTA AVENTURA PELO VISTO ESTÃO SE DIVERTINDO MUITO, MAS CLARO QUE IMPREVISTOS ACONTECEM E SÃO ELES QUE TRAZEM LEMBRANÇAS MAIS TARDE =) CONTINUEM NOS MANTENDO ATUALIZADOS , POIS A CADA TEXTO NOS SENTIMOS JUNTO DE VCS !!! Observando as fotos, prefiro que nao tragam uma lhama para Ana Luiza, ela nao parece ser um animal simpatico e acho que não caberia no quintal de casa e nao sei se a princesa irá dividir o pouco espaço que tem ahahahahahah
    E por favor, depois dessa lonnnnnnnnnnnnngaaaaaaa caminhada, cheguem vivos pois dia 14 de julho estaremos esperando voces aqui com todo pique! Adorei a foto que me mandaram do chop em comemoração ao meu niver =D
    Bjus pra vcs e sigam se divertindo

    ResponderExcluir
  3. Qual foi a agência do ônibus maravilhoso?

    ResponderExcluir