sexta-feira, 22 de junho de 2012

Retomando os trabalhos - Cusco 2º dia

Olá pessoal!!!
Sintam-se felizes porque se voltamos a escrever agora é porque terminamos a trilha vivos... rsrsrsrsrsrs.....
A trilha foi uma experiência simplesmente INESQUECÍVEL, mas contaremos cada detalhe dela em posts separados, pois há mesmo muito o que dizer.
Voltando ao dia imediatamente anterior a trilha (18/06/2012), ainda em Cusco, fizemos check out do hotel que estávamos hospedados (bem no centro) e fomos para a agência acertar tudo que faltava para a trilha inca e ficarmos livre durante a tarde para fazermos o city tour.
Tudo resolvido, fomos para o hotel que já havíamos reservado e pago, o qual não fica tão bem localizado quanto o que estávamos, mas era muito melhor e apenas 15 minutos de caminhada até a praça principal.



Hospedados, voltamos para o centro onde fizemos algumas compras e almoçamos, muito bem claro, saindo para o city tour às 14h.
O passeio é muito bom! Ao contrário do que se espera de um city tour, em Cusco não visitamos a cidade, mas sim os sítios arqueológicos que existem na região. Pudemos ver de perto a evolução das construções incas feitas há tantos anos atrás, mas incrivelmente perfeitas e bem arquitetadas, revelando como era evoluída e como tinham conhecimentos técnicos esta civilização.
Dentro da cidade visitamos apenas um local, o primeiro, chamado "Qoriqancha". É um templo ao Deus Sol que quando da colonização espanhola foi transformado em um templo católico chamado Santo Domingo. Em seu interior podemos ver inúmeras obras de arte, conhecer um pouco da arquitetura inca (a maneira que conseguiam fazer enormes edificações apenas com encaixes nas pedras) e conhecer o calendário inca que era contado apenas com os reflexos do sol que ao iluminar cada uma das janelas em uma sala específica do templo dizia em qual mês estavam. Curioso e muito belo!!!










Em seguida fomos no ônibus turístico por aproximadamente 25 minutos para o "Saqsayhuaman", apelidada pelos americanos de "Sexy Woman" pela difícil pronuncia, uma fortaleza inca hoje utilizada como local de festas onde ocorrerá a festa ao Deus Sol no domingo (24/06/12), maior evento da cidade de Cusco no qual há o agradecimento ao Deus Sol por todas as realizações do ano que passou e são feitas as oferendas para que continuem se realizando. Nos deparamos com uma construção deslumbrante com pedras tão grandes que não há como acreditar que foi construído sem nenhum dos recursos tecnológicos que possuímos.





Nosso terceiro destino foi "Qenqo", um laboratório de mumificação. Encravado dentro da rocha há o local onde eram preparados os corpos para mumificação. Podemos ver como foi feita a edificação garantindo uma ventilação que mantém a temperatura do local de preparação dos corpos. Interessante!!





Continuando devíamos parar em "Puca Pukara" que é um local de descanso para os viajantes na era dos incas, mas como contávamos no nosso grupo com um casal obeso com dois filhos, um de aproximadamente 10 anos com uns 70 Kg e outra ainda bebê de uns 10 meses e com uma parafernalha sem fim de bolsas, carrinho, câmeras, comidas e algo mais e que desciam TODAS essas coisas nos pontos turísticos nos atrasando mais de meia hora no total, não pudemos parar em Puca Pukara vendo-o apenas das janelas do ônibus. Mesmo assim, chegamos em nosso quinto ponto quase à noite de modo que poucas fotos puderam se aproveitar.
Este quinto ponto foi "Tambomachay", uma construção destinada ao culto da água, onde encontramos inúmeros aquedutos, canais e cascatas. Uma enorme construção que possuía um jardim real irrigado por esses aquedutos e canais também destinado ao descanso do chefe inca.




Por fim, nosso último destino foi o mercado de artesanato onde podemos conhecer a verdadeira tecelagem com lã de Alpaca, além de inúmeros artesanatos locais também visto por toda a cidade de Cusco. Tomamos um chá de coca que estava sendo oferecido e voltamos para Cusco por volta de 19h.



Chegando em Cusco fomos para a agência da trilha inca para nos encontrarmos com nosso guia chamado Ciro, que nos deu todos os detalhes e esclareceu todas as nossas dúvidas sobre a trilha que começaria no dia seguinte.
Fizemos compras de bobagens para comer na trilha durante os períodos de descanso, jantamos um fast food delicioso e gigante como podem ver nas fotos e fomos para o hotel organizar as mochilas com o que necessitaríamos para a trilha.




Nossa volta para casa foi de táxi, em razão do horário avançado. O Pedro disse ao motorista o nome da rua e o número do hotel, bem como seu nome. Andamos andamos andamos e não achávamos o hotel, até que o taxista disse que devia ser por onde estávamos, mas o número do hotel era 220 e estávamos no número três mil e poucos. Então dissemos que ele havia passado muito do local e pedimos para voltar e ele, no ápice de seu mal humor, disse que nos cobraria mais uma corrida. O Pedro discordou, pois foi ele mesmo que errou e quando chegamos efetivamente no hotel, com pena do taxista o Pedro disse que ele poderia cobrar 5 soles pela corrida (inicialmente acordada por 3,50 soles) achando que seria gentil. Mas qual não foi a sua surpresa quando o motorista disse que NÃO!! Ele cobraria 6 soles. Ficamos com cara de tacho e desci do táxi quase chorando de tanto rir!!!! Esse foi um grande exemplo de que gentileza nem sempre gera gentileza.


A ansiedade era tanta que mal consegui dormir, enquanto o Pedro deliciava-se em um sono pesadíssimo. Acordamos às 05:00h, tomamos um banho (mal sabíamos como foi importante este banho), tomamos café da manhã, fizemos check out do hotel e às 06:25h o ônibus chegava para nos buscar.
O que aconteceu depois??? Uma aventura estonteante que narrarei a todos tentando ser o mais realista possível, mas cada dia terá seu próprio post.

Agora estamos saindo do hotel em Águas Calientes (cidade que fica aos pés de Machupicchu) e
às 10h iniciaremos nossa subida na montanha ao lado chamada Waynapicchu, portanto os posts ficam para à noite ou amanhã.

Até mais...

6 comentários:

  1. Eu quero uma camiseta preta do Llama Sutra. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. AFFF....AATÉ QUE ENFIM DERAM NOTÍCIA, RSRSRSRS, JU OU A CARA ESTAVA SUJA OU A SOMBRANCELHA JÁ ESTÁ FICANDO IGUAL A DO PEDRO. KKKKKKKKKK.......BOM PASSEIO E QUE DEUS ABENÇOE. AMOOOOOOOO.....
    VIRGINIA.

    ResponderExcluir
  3. AFFFFFFFFFFFFFF........... ATÉ QUE ENFIM NOTÍCIAS. QUE BOM QUE VCS ESTÃO BEM. BOM PASSEIO. QUE DEUS ACOMPANHE.
    AMOOOOOOOOOOOOO... SAUDADES............
    VIRGINIA

    ResponderExcluir
  4. E ai meu chegado estamos curtindo a tua viagem pelas fotos bom passeio e cuida desta tua guria um abraço alexandre

    ResponderExcluir
  5. Que bom que estão bem... Nós aqui muito nervosos com essa trilha... Não aguentava mais a demora de noticias...
    Agora mais tranquilos, curtimos cada linha deste relato fantástico... Cada postagem é para nós uma prazerosa viajem ao lado deste casal tão animado!!! Invejo este ânimo, sinto maior orgulho deste empenho e determinação!!! Amo vcs... Bjss!!!

    ResponderExcluir
  6. Que deliciaaaa, estou amando as fotos!!! Assim de longe parece bárbaro!!!! rsrsrs. Que continuem aproveitando muito. Bjaooo Josie

    ResponderExcluir