quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trilha Inca - 4º dia

Olá...
Vamos ao nosso último dia da caminhada inca...
QUARTO DIA: A RECOMPENSA!!!

Como combinado acordamos às 03:30h e em 15 minutos estávamos fora das barracas, escovamos os dentes, tomamos café e mais que depressa seguimos para o ponto de controle. Chegamos lá às 04:45h e já haviam 75 pessoas na frente do nosso grupo. Esperamos até a abertura dos portões às 05:20-05:30h, atravessamos e seguimos rumo a Machupicchu.
A caminhada foi em boa parte no escuro e utilizamos as lanternas para enxergar, mas logo começou a amanhecer e pudemos apreciar a paisagem novamente.
O quarto dia é o mais curto e o mais delicioso também. São aproximadamente 4 Km apenas até a chegada na Porta do Sol que dá a vista de toda a cidade de Machupicchu. De lá até a cidade sagrada são apenas mais uns 2 Km e pronto! Objetivo alcançado.
Para chegar na porta do sol temos que enfrentar um paredão tão íngreme que ficamos quase em posição de escalada e precisamos usar as mãos para subir. Isso sem contar que são centenas de pessos subindo junto cada uma querendo chegar primeiro do que as outras, mas correu tudo bem.
Chegamos à porta do sol por volta de 06:30h e a cidade de Machupicchu ainda estava encoberta pelas nuvens. 7 minutos mais tarde as nuvens se dispersaram e pudemos ter a vista almejada durante todos esses dias e acreditem! Vale muito a pena. Mesmo sem sol (que deixa tudo mais bonito ainda) a vista é estonteante e ver isso pensando que vencemos todos os obstáculos que tivemos até ali torna tudo mágico. Sentamos e passamos vários minutos em silêncio observando.







Grupo reunido, iniciamos nossa descida para entrar naquele santuário.




Pela trilha inca chegamos por dentro de Machupicchu mas temos que dar a volta e sair para guardar as mochilas. Tudo guardado, entramos novamente e iniciamos nossa visita aos templos sagrados e ouvimos todas as explicações de nosso guia que nos relatou desde a origem dos incas. A história encanta, mas as construções nos deixam perplexos. Pensar que tudo aquilo foi construído daquela maneira no ano de 1.500 d.c. sem nenhuma tecnologia conhecida nos dias de hoje é fascinante.



Ficamos horas admirando tudo aquilo e próximo das 11h nos despedimos do nosso grupo e dos nossos guias auxiliares, pois a turma de Minas Gerais iriam subir a montanha Waynapicchu que fica do lado de Machupicchu ainda naquele dia e sua entrada era até às 11h.




Após a despedida restou apenas nosso grupinho de todos os dias (Marcus, Mateus, Marcos, Suzan e nós) e nosso guia Ciro ainda continuou conosco por mais duas horas visitando o que restava, foi definitivamente muito mais divertido. Já tínhamos uma intimidade que nos deixava à vontade e estávamos muito felizes de ter chegado até ali, era só brincadeira e risos.





Nosso grupo
Da esquerda para a direita: Marcos, Pedro, Ju, Mateus, Suzan e Marcus

Por volta das 14h carimbávamos nosso passaporte e saíamos de Machupicchu, pegamos um ônibus até a cidade de Águas Calientes (25 minutos) e na cidade fomos direto a um restaurante onde estravam as malas que os carregadores levavam. Sentamos e pedimos uma Cusqueña (cerveja peruana) geladaaaaaa. Dois copos para cada foi suficiente para ficarmos quase bêbados e a diversão rolou solta.



Almoçamos muito bem e nos despedimos do Ciro que tinha que pegar o trem para Cusco. Já nós 6 ficamos para dormir em Águas Calientes porque subiríamos a montanha Waynapicchu somente no dia seguinte, com exceção da Suzan que não comprou o ticket da montanha, mas ficou conosco na cidade.
Fomos para os hotéis, tomamos um almejado banho quente maravilhoso, demorado e relaxante e dormimos um pouco para descansar. Meus tornozelos estavam completamente inchados e estávamos muito cansados.
Marcamos de nos encontrar de noite para jantarmos e fomos a uma pizzaria em que o funcionário que nos convidava na porta para entrar tinha um macaquinho no pescoço chamado Ricardo. Foi só alegria. Rimos muito e contamos causos. Nosso amigo Mateus é uma figura e tem uma cara caricatural que imita tudo, até o macaquinho ele imitava e rolávamos de rir.





Após horas de conversa nos despedimos e fomos descansar naquela cama macia e deliciosa.

Até a próxima...

Um comentário:

  1. NÃO SEI SE JÁ FALEI ANTES...MAS ISTO TEM QUE VIRAR LIVRO... FANTÁSTICA A TUA NARRATIVA!!!
    Eu me envolvo tanto em cada passagem que nesta última até me emocionei em alguns momentos!!! feliz por vcs ... Bjsss!!!!!

    ResponderExcluir