quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cusco e saída para La Paz

Olá... estamos indo para o deserto de sal (Salar de Uyuni) hj a noite e já fizemos check out do nosso hotel, portanto, asssim que terminarmos nosso almoço não teremos mais internet e não sei dizer por quanto tempo, pois sinceramente não sei se há internet no salar. Assim, segue um resuminho dos nossos últimos dias...

Acordamos em Cusco (24/06/2012), tomamos um banho e fomos nos encontrar com os meninos (Marcos, Mateus e Marcus) na agência que fizemos a trilha inca. Lá nosso guia da trilha, Ciro, que nos acompanhou na festa “Inti Raimy” que é a festa mais importante da cidade de Cusco onde contemplam e agradecem ao Deus sol.

A festa é bem folclórica e muito organizada. Participam centenas de pessoas representando todas as entidades incas. Começou no “Coricancha”, o templo do Deus sol que já havíamos visitado, depois vão dançando para a praça de armas e de lá seguem para “Saqsayaman” também já citado aqui no blog.

Fomos só até a praça de armas porque o tempo estava muito nublado e ficamos com medo de chover, sem contar que não haveria espaço para tantas pessoas na montanha do Saqsayaman.

Saímos da praça e almoçamos junto com os meninos e de lá fomos conhecer o Mercado São Pedro, um tipo de mercado municipal que vende de tudo... tudo mesmo!! Desde papel higiênico, flores, comida, castanhas, roupas, artesanato, até cabeça de porco e restos de cordeiro. Definitivamente não é uma parte bonita de Cusco. Fomos para o hotel descansarmos um pouco.

Nos encontramos à noite no hostel do Marcos que fez macarronada de janta para nós. Além dos meninos se juntou a nós a Suzan e voltamos a ser nós 6. Conversamos, rimos e passeamos pela cidade. Por fim, nos despedimos, uma triste despedida que já está dando saudades.Fomos para o hotel e dormimos.

No dia seguinte (25/06/2012) saímos cedo para o passeio do Vale Sagrado, que inicia às 09:00h e terminou às 19:20h. É um passeio por 4 províncias de Cusco (Pisac, Urubamba, Olantaytambo e Chinchero) onde conhecemos sítios arqueológicos e aprendemos a arte de tingir tecidos. Confesso que nos arrependemos de sair para esse passeio, pois depois de conhecer Machupicchu tudo fica um pouco sem graça. Mas mesmo assim valeu a pena.

Chegamos e fomos jantar um fast food delicioso, depois fomos comprar umas coisas que faltavam (pisco de coca, lembranças e souvenirs), buscamos nossa bagagem no hotel e fomos para o terminal pegar o ônibus para La Paz.

Decidimos excluir do nosso roteiro a cidade de Arequipa, pois teríamos pouco tempo e desviaríamos muito a rota. Assim viajamos a noite toda até Puno, trocamos de ônibus e fomos a Copacabana onde trocamos de ônibus novamente e chegamos em La Paz às 17h aproximada mente de ontem (26/06/2012). Um fato marcante dessa viagem? Estava acontecendo um protesto dos metalúrgicos e professores e fecharam a estrada de Puno para Copacabana e tivemos que descer do ônibus e andar uns 400m passando por uma área de despejo de esgosto, foi HORRÍVEL!!!!

Enfim, estamos em La Paz, a altitude aqui é muito maior e já essa noite não me senti muito bem, mas já tomei os remédios e estou bem melhor, para completar estou um pouco resfriada provavelmente pelas mudanças de temperatura, porém não é nada de grave, coisas cotidianas. Almoçamos em um restaurante maravilhoso e na vinda para cá passamos por uma praça onde dois grupos políticos adversários gritavam e se xingavam, rsrsrsrs... coisas da Bolívia.

Nosso ônibus sai para o Deserto de Sal às 19:00h e chegamos lá por volta de 06:30h de amanhã. A aventura promete!!! Serão 3 dias e 2 noites no deserto viajando de jipe. A altitude é acima dos 3.800 m e todos dizem que é muito difícil de respirar. Encontramos um casal de brasileiros na rodoviária que moram aqui na Bolívia e eles disseram para nos prepararmos porque pegaremos até -20º à noite. Estamos muito ansiosos!!!! Postaremos as fotos desse último post assim que voltarmos... Pensamentos positivos para nós e nos desejem sorte!!

Um abraço grande e cheio de saudadesss!!!!

Até a próxima....

5 comentários:

  1. Meu Deus....mais uns dias de agonia aqui sem notícias???? Será que aguento... Mata a velha aqui!!! Cuidem-se por favor... Desejo muiiiita sorte e vou rezar e pensar em vcs sempre... até vcs darem notícias de novo.... Rápidooooo!!!!Bjjsssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, será que vale a pena esse sofrimento todo????? Bom se acham que vale então boa sorteeee, se cuidem e aproveitem muiiitoooo, Deus estará com vocês, mas assim que puderem deem notícias. Bjooooooooooooossssssssssssss.............. amoooooo muito.
    Virginia.

    ResponderExcluir
  3. Ja dei um UFA só por ser de jipe esse proximo passeio, juro estou cansada e com dores só de ler imagina fazer esta peregrinação toda!! Não eu NÂO faria (que péssimo exemplo de turismologa que eu sou em) os 7 km da chapada dos guimarães ja excederam minha cota de kilometros para se percorrer a pé, talvez até faria por conta das fritas, mas ainda assim prefiro comer batata frita por aqui mesmo kkkkkkk estou adorando os relatos de vcs, e por favor cheguem vivos e descansados, vcs tem uma sobrinha cheia de energia que esta andando(ops correndo) estamos com saudades e contando os minutos
    os para chegarem aqui, vcs vem mesmo né!!!

    ResponderExcluir
  4. Que inveja, não fui pro salar quando fiz o mochilão. Me arrependo até hoje.

    ResponderExcluir
  5. Queridos! Finalmente dou notícias porque nao conseguia fazer as mensagens escritas aparecerem. Coisa de maluca! Mas estamos cheios de saudades de voces. Maravilhosa aventura esta que estao fazendo. Viagem inesquecivel. Beijos e muito carinho. Dinda e dindo, Tanira e Norton

    ResponderExcluir