segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cusco - 1º dia

Olá pessoal, vamos continuando a nossa saga...
Após a chegada na madrugada e um pouco mais de descanso, acordamos em Cusco no domingo (17/06/12). Esse foi realmente um dia especial. Primeiro porque enfim, meu querido corpo resolveu ceder à altitude e se aclimatar. Acordei novinha em folha!!! IUPI!!! Já não era sem tempo. Cheguei a temer que não poderia fazer a trilha inca por conta disso. Não bastasse o alívio de ter melhorado, estávamos em Cusco e isso não é qualquer coisa!!
A cidade é simplesmente ADORÁVEL! É incrível como o clima, os turistas misturados com a população local, as danças, as praças, as ruas e vielas cheias de pessoas e o comércio sempre cheio nos dá uma sensação de enorme satisfação. É tudo muito cativante!!!
De cara já sentimos por termos apenas 4 dias na cidade, pois definitivamente é possível passar dias, meses, anos vivendo aqui.
Logo que acordamos enquanto tomávamos banho o recepcionista do hotel bateu em nossa porta para nos avisar que estava acontecendo um desfile na rua bem em frente ao hotel. Saímos para ver e nos deparamos com uma série de crianças e adultos fantasiados dançando. Estavam festejando uma data importante para um templo. Havia desde crianças de 2 anos até idosos, todos completamente coloridos executando suas coreografias com um sorriso estampado no rosto.
Aliás, isso é um fato que devemos exaltar, o povo peruano é muito acolhedor. Comparando-se com os bolivianos podemos perceber uma enorme evolução, principalmente no que diz respeito a organização.

Pois bem, nos aprontamos e saímos para a rua com um mapa fornecido pelo recepcionista do hotel com a indicação de alguns lugares que valia a pena conhecer. Como se isso fosse necessário. Qualquer caminhada em Cusco vale a pena.
Estávamos hospedados a uma quadra e meia da Praça das Armas, um dos pontos turísticos mais conhecidos e onde acontecem os eventos mais importantes. A praça estava cheia. Havia de gringas sentadas no chão aproveitando o sol maravilhoso que brilhava até pessoas dançando pela praça. Subimos as ruelas das redondezas e a cada quadra tínhamos uma surpresa. Infelizmente não é tão fácil escrever como é vivenciar, mas acreditem, é incrível.

Almoçamos em um restaurante simples, porém muito gostoso, como ainda estava temerosa de minhas náuseas pedi uma massa comum bem leve, já o Pedro, sempre buscando apurar seu paladar, resolveu provar uma comida típica da região, bife de alpaca com direito a uma dose de "pisco", uma bebida cusquenha.
Dali seguimos nosso passeio. Visitamos igrejas, templos, lojas, praças e tudo o mais que havia ali por perto. Compramos toucas peruanas (típico para um turista), paramos em café bem aconchegante e visitamos uma farmácia para comprarmos remédios a fim de garantir que eu continuaria bem.

Após quase toda a tarde caminhando voltamos para o hotel e descansamos por uma hora até que saímos novamente para jantar.
Escolhemos uma rua que possui inúmeros restaurantes juntos. Comemos muito bem. Aliás, em Cusco passeia-se bem, hospeda-se bem e come-se muito bem também.
Saindo do restaurante resolvemos passar pelas baladas que estavam por perto. Cusco é muito conhecida por suas festas agitadas cheias de turistas que não cobram entrada.
Passamos por um Pub que possui aulas de salsa grátis, e paramos um pouco em outro bem legal onde se apresentaria um grupo de música tradicional da região. Resolvemos ficar e assistir. Foi o máximo!! Por ser música típica imaginei algo mais simples e pobre, mas o que vimos foi um show a parte composto por inúmeros instrumentos fabricados com matéria-prima natural como as famosas flautas peruanas.

Infelizmente tínhamos compromissos na manhã seguinte e não pudemos ficar até muito tarde, mas o tempo que ficamos valeu muito a pena.
Por fim, voltamos ao hotel para descansarmos.